O sistema ROS foi criado para resolver um problema recorrente em depósitos de logística. Esses depósitos tiveram uma alta taxa de danos em sua paletização, causadas ​​por golpes de empilhadeiras. Isso significava altos custos de reparação para as empresas.

O centro de distribuição procurou uma opção para reduzir custos e incumbiu Hans Slavenburg, um engenheiro especializado em estruturas, a buscar uma solução para este problema que lhes causou tantos gastos.

Hans Slavenburg analisou ​​todos os problemas e desenvolveu um novo método de reparação. A base do sistema é um conjunto de moldes fabricados  na medida dos porta paletes.

Estes moldes são colocados na frente e atrás da coluna do porta paletes, m seguida, com uma ferramenta hidráulica, aplica - se uma pressão controlada apenas na área danificada. Assim, o porta paletes retorna à sua forma original, em minutos.

Hans Slavenburg percebeu que esse sistema poderia ser útil para outros depósitos e patenteou o sistema. 

Atualmente ROS está presente na Holanda, Bélgica, Alemanha, Finlândia, França, Áustria, Holanda, Hungria, Itália, Reino Unido, Luxemburgo, Panamá, Polônia, Portugal, Romênia, Suíça, Suécia, Espanha, África do Sul, México, Estados Unidos da América, Colômbia, Chile e Brasil.